Fórum de empreendedorismo feminino reúne lideranças na capital




O 1º Fórum de Empreendedorismo Feminino da Câmara de Mulheres da Fecomércio-DF reuniu, nesta quarta-feira, no Sesc 504 Sul, autoridades, lideranças empresariais e representantes de entidades nacionais e internacionais. Na pauta estiveram temas como combate á violência e assédio; inovação e transformação; políticas públicas e educação financeira.

A vice-governadora Celina Leão e o presidente da CNC, José Roberto Tadros, prestigiaram a abertura do evento ao lado dos anfitriões – o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, e a coordenadora da Câmara, Bernadeth Martins.

Um dos assuntos de destaque foi a acesso ao crédito para mulheres. A vice-governadora lembrou que, para os homens, é mais fácil obter recursos financeiros e empreender. Ela elogiou, no entanto, o esforço da Câmara em ampliar essas políticas. Celina citou casos de mulheres que superaram a violência e conquistaram autonomia por meio de programas sociais, acesso ao crédito e capacitação.

Ao citar o trabalho desenvolvido pelo GDF, a vice-governadora destacou a atuação da secretária da Mulher, Giselle Ferreira, também presente no evento. “Tenho certeza de que o que for produzido aqui será fundamental para fortalecer essa política pública de Estado que estamos implementando, capaz de gerar receita e renda. O nosso país precisa cada vez mais de empreendedorismo”, afirmou.



Durante o Fórum, a presidente do Amazon Banking Trust (ABT), Nefertith Esteves, anunciou que, a partir de janeiro de 2026, a instituição lançará um programa de linhas de crédito para financiamento de projetos liderados por mulheres. Para isso, contará com o apoio da Câmara de Mulheres da Fecomércio-DF na identificação de potenciais candidatas.

O presidente José Aparecido, que falou na abertura, destacou que a Câmara de Mulheres da Fecomércio-DF foi pioneira dentro do Sistema Comércio brasileiro, inspirando a criação da Câmara de Mulheres da CNC. Depois disso, segundo a diretora-executiva da Confederação, Simone Guimarães, outras 10 federações seguiram os mesmos passos. “Estamos trabalhando para ampliar esse quadro”, afirmou a diretora.

Bernardeth Martins, coordenadora líder da Câmara, agradeceu aos apoiadores, entre eles o presidente das Câmaras da Fecomércio-DF, Hélio Queiroz, e reforçou a importância da união feminina. “É uma alegria imensa abrir este Fórum ao lado de lideranças tão importantes. Este é um momento histórico para o empreendedorismo feminino no DF”, afirmou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem